8 Mitos sobre Criatividade que você precisa desconstruir URGENTE

Tudo começou no ano de 2013, passei a me interessar pelo tema da criatividade e tecnologia. Era algo que me encantava. Mudanças são inevitáveis por isso eu sabia que a inovação era e é essencial, pois os problemas reais da vida exigem soluções criativas.

As dúvidas eram lugar comum: criatividade se estuda, não é um dom de deus para poucos escolhidos, a pessoa que é criativa já não nasce assim, isso não é coisa de publicitário, inventor, marqueteiro? Será que posso aprender a ser criativo?

Passei a consumir tudo que encontrava sobre o tema: livros, artigos, vídeos, cursos, seminários e até meditação para despertar meu “sexto sentido” criativo…

… Em 2014 resolvi subir o nível e passei a palestrar sobre o tema. Havia descoberto alguns segredos, desvendado alguns mistérios e desmistificado algumas “verdades” – sobre criatividade – e não podia guardar só para mim.

Mas foi no ano de 2015 que as coisas aconteceram com maior intensidade, passei a viver, respirar, alimentar-me de criatividade: comprei cursos, devorei algumas dezenas de livros, criei grupos para discussão, escrevi artigos e hoje me sinto desbloqueado e pronto para dividir com você algumas descobertas…

Você se acha pouco criativo, tem dificuldade para inovar e ter boas ideias? Se a reposta for sim você está lendo o texto certo.

Quer se destacar em sua profissão, ser criativo, inovador e construir um futuro promissor? Se a resposta novamente for sim, seja bem vindo; pessoas criativas serão aquelas que dominarão o mundo no futuro.

Não acredita? Leia este artigo: Sua profissão será extinta? Entenda o perfil das Profissões e Profissionais do futuro.

Você acha que criatividade não é pra você e que é coisa de gente que nasceu iluminada?

Você não está sozinho (a), veja esse relato: 

Há pouco mais de um ano atrás fiz um hangout com uns amigos e, a proposta era discorrer sobre: A criatividade como ferramenta de captação de clientes. A Ana Beatriz, uma grande amiga dos tempos de faculdade – gente muito boa – disse-me antes de começar: Achiles, isso nunca foi pra mim. Quando eu era pequena (isso ela é até hoje Rsrs) uma professora que tive disse-me que criatividade era uma dádiva de deus e que eu não era uma das beneficiadas, pois não conseguia finalizar a tarefa de arte que ela havia passado. Desde então nunca mais consegui ser criativa.

Uma crença limitante, sim, porque a Ana é uma das pessoas mais incríveis e criativas que conheço, ela só não sabia disso. Era uma profissional bem sucedida, mas achava que não podia ser criativa porque alguém disse a ela que não poderia.

Talvez você tenha se identificado com ela. Claro, isso acontece com todos nós: nascemos criativos e ao longo da vida professores, pais, padres/pastores, chefes, televisão e outros vão colocando limites, barreiras, bloqueios e dúvidas em nós. Falei sobre isso em um artigo que escrevi sobre como Desbloquear sua criatividade.

Gostaria de esquecer esses bloqueios, mudar o mindset, desbloquear-se e alcançar padrões de criatividade jamais vistos antes?

Sim?

Que bom. Você não será o mesmo depois destas 8 revelações…

8 Coisas que descobri sobre criatividade que vão mudar sua vida

 

1) PARA SER CRIATIVO É PRECISO DESCONSTRUIR MITOS

Muita coisa foi construída ao nosso redor. Construção robusta e firme que nos impede de enxergar quem somos ou o que podemos. Será necessário desconstruir o que foi feito e esquecer algumas coisas ─ crenças, dogmas, mitos e “verdades” que nos fizeram acreditar.

Olha o que disse o Rubem Alves:

“O que sabemos torna-se hábito de ver e de pensar que nos faz ver o novo através dos óculos do velho – e o transforma no que sempre vimos, e tudo continua do jeito como sempre foi”. 

Nossa mente foi programada para pensar de uma forma; pré-definida, pré-programada, “segura”, padronizada, gabaritada e dentro da caixa (esses são os óculos velhos que o Ruben Alves fala). Nossa mente acostuma-se com padrões e os procura sempre que surge um problema novo.

A questão é que o mundo muda muito rápido e problemas novos requerem soluções igualmente novas, contudo nosso cérebro busca soluções antigas para problemas novos e assim nunca seremos criativos para inovar o que e, no que precisamos.

Libertar-se dos conceitos pré-estabelecidos na infância e adolescência é um passo importante para o desbloqueio criativo. É preciso esquecer esses mitos e bloqueios e acreditar que CRIATIVIDADE é pra você e pra todo mundo, UMA FERRAMENTA DE SOLUCIONAR PROBLEMAS e uma habilidade que será requerido cada vez mais no futuro.

CRIATIVIDADE NÃO É UM DOM. Esse mito já foi desconstruído por todos os estudiosos do tema. Ser menos ou mais criativo está ligado à cultura, formação, desenvolvimento, lugar onde cresceu o que estudou; aprendeu ou viveu. Esses são fatores determinantes sobre a forma de pensar menos ou mais bloqueadas.

Criatividade é uma habilidade como outra qualquer. Por isso, deve ser aprendida, desenvolvida e praticada. Uma ferramenta incrível para solucionar problemas.

Você tem problemas?

Então fechou, criatividade é pra você…

2) CRIATIVIDADE NÃO É SÓ PARA ALGUNS É PRA TODO MUNDO 

Geralmente acredita-se que criatividade seja um tema quase que exclusivo de artistas, cientistas, inventores, publicitários e, com essa ideia fixa e de posse dessa crença limitante aceitamos nossa incapacidade de ser uma mente criativa e inovadora.

Comigo aconteceu assim: um dia me dei conta de que na verdade eu era um cara que usava a criatividade em todo o tempo, tinha sede por inovação, então veio à dúvida: será que eu estou na profissão errada?

Eu era da área de logística de transportes e, pasmem, ─ algo em minha mente bloqueada dizia que esta área não demandava criatividade. Que absurdo (hoje vejo isso). Toda área ou função demanda pessoas criativas.

É claro que era uma crença que tentava limitar o meu sucesso: Um sabotador interno, Veja este artigo e aprenda a livra-se deste sabotador em 5inco passos.Um bloqueio que em algum momento da vida foi inserido em meu subconsciente e que fazia parte de mim e precisava ser esquecido urgentemente.

A verdade a ser aprendida: criatividade é uma ferramenta de solucionar problemas e, como todo mundo tem problemas ela é para todos: dentistas, mecânicos, logísticos, administradores, contadores, advogados, engenheiros, publicitários, RH’s e qualquer outra profissão ou ocupação que demande solução de problemas.

“O homem criativo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou” Abraham Maslow

3) CRIATIVIDADE NÃO É CRIACIONISMO É COMBINATIVIDADE

Criar alguma coisa do nada, do vazio, não é moleza e por isso nós acreditamos que não somos criativos. Nessa perspectiva fica mesmo muito difícil. Mas esse papo do novo já foi desmistificado a mais de 2000 anos.

Olha o que o sábio Salomão disse (isso mesmo; o da bíblia):

O que foi é o que será: o que acontece é o que há de acontecer. Não há nada de novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9

Se ligou? Não existe nada novo tudo é transformado, copiado ou combinado, ou seja, tudo é combinatividade…

… combinatividade é uma palavra criada pelo grande brother Murilo Gun, ─ cara genial; humorista, palestrante, educador e também trabalha o tema da criatividade (e como muita competência).

Simplificando: Criatividade é combinar de forma diferente coisas que já existem.

Olha o que disseram dois caras mega “criativos:

“Criatividade é apenas conectar coisas.” Steve Jobs

Não inventei nada de novo. Simplesmente juntei em um carro as descobertas de outros homens, séculos de trabalho depois. Henry Ford

4) CRIATIVIDADE NÃO É APENAS INSPIRAÇÃO, MAS MUITA TRANSPIRAÇÃO

Foi Thomas Edison quem disse que Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.

O processo criativo é muito mais transpiração do que iluminação. É trabalho duro para se conquistar o que se deseja e chegar aonde se quer.

Acreditar que as ideias vêm do acaso é um erro, Abraham Maslow disse que: o acaso favorece as mentes preparadas, portanto aquele que é, ou deseja se tornar criativo precisa ter conteúdo, repertório, conhecimentos variados para que quando o problema surgir ele possa combinar coisas, objetos ou ideias para chegar à criação/solução de sua demanda.

Simplificando: Criatividade surge de um processo criativo composto de etapas: Preparação (análise do problema), incubação (trabalhar na mente), iluminação (quando a solução chega) e verificação (validação da solução).

As mentes criativas são aquelas mais bem preparadas que tem mais conteúdo, conhecimento, vivência em muitas áreas do saber e assim inovam muito mais, ou seja, ser criativo é trabalhar duro…

6) PARA SER CRIATIVO É PRECISO TER REPERTÓRIO

No processo de criação o que manda é ter conteúdo, pessoas criativas são aquelas que têm melhor repertório, que conhecem variados assuntos e assim combinam ideias com mais facilidade.

Todo mundo é especialista em algum assunto, mas é necessário também conhecer de outros temas. Ser um generalista. Conhecer um pouco de muitos assuntos te dará a possibilidade de combinar mais no momento de solucionar os problemas.

Como conseguir repertório? Leitura, muita leitura de variados temas, palestras, cursos online, documentários, vídeos no youtube, revistas, artigos, linkedin e etc.

5) SER CRIATIVO DEMANDA TREINO E TRABALHO

Ter um talento que vem dos deuses é o sonho de todo mundo. Algo que não transpirou para conseguir e que vem facilmente. Talvez Hollywood, com todos os seus filmes com gente iluminada e que recebem dons e presentes sabe-se lá de onde, tenha nos deixado assim; sonhadores.

Sucesso só vem mesmo depois do trabalho (salvo no dicionário). A vida não é gentil e dá golpes muito fortes, talvez Hollywood também possa nos ajudar, veja o conselho do coaching Rock Balboa:

O processo de criatividade exige que nos esqueçamos das crenças pré-estabelecidas e limitantes, trabalhemos ela como ferramenta de solucionar problemas combinando coisas e ideias pré-existentes através de muita transpiração. É meu velho, CRIATIVIDADE não é para os fracos, é pra quem quer suar a camisa e elevar o patamar.

7) CRIATIVIDADE É UM PROCESSO DE TENTATIVA E ERRO

Nem sempre uma ideia, ou melhor, a primeira ideia vai dar certo, será aceita ou revolucionará o mundo. Thomas Edison no processo de criação da lâmpada tentou mais de mil vezes até acertar. O pessimista chamaria de mil erros, mas ele, o “criativo” chamou de mil tentativas diferentes.

Sim, é preciso validar sempre a “criação”. Criatividade é um processo composto por etapas e a última etapa é a validação, a verificação da efetividade da solução para o problema.

É preciso estimular as tentativas, ainda que envolvam riscos, Guimarães Rosa disse que viver é muito arriscado e perigoso. Ser criativo em certo modo também é, mas vale a pena o risco ou um pequeno fracasso.

Testar as ideias na prática, colocar a prova em um loop de validação é a última etapa do processo criativo. Não deu o resultado esperado? Vai lá e faz de novo, pense de novo e de novo até acertar.

8) PESSOAS CRIATIVAS FAZEM, EXECUTAM

Ideias todo mundo tem, todo mundo nasce com a capacidade de imaginar, criar, inovar e surpreender, isso você já aprendeu. Você já deve ter vivido a seguinte situação:

Um amigo chega e diz:

─ abri uma loja virtual e estou produzindo e vendendo camisetas com imagens e frases legais.

Ai você diz:

─ Caramba eu pensei em fazer isso.

Ou você vê uma grande ideia de marketing de sucesso e pensa:

─ Caraca eu já tive essa ideia.

Na empresa sempre que o diretor sugere um brainstorming alguém lança uma ideia maluca e o diretor diz:

─ Até que pode dar certo, vamos tentar.

Você de novo no seu lugar se dá conta de que tinha pensado a mesma coisa a trinta segundo, mas achou idiota demais para sugerir.

Pois é, é isso que separa pessoas de sucesso daquela que não alcançam o sucesso; a execução: Coragem de ir lá e fazer, colocar a ideia em prática, assumir os riscos de ser chamado de maluco, dar à cara a tapa sem se importar com o que vão pensar. Aliás, esse é o fator de maior limitação: O QUE AS PESSOAS VÃO PENSAR DE MIM.

Isso é o que separa o criativo do bloqueado: não executar a ideia, não tentar, por em prática, falar com quem pode ajudar vender a ideia.

Não dá pra esperar tem que ir lá e fazer.

Olha só, outra coisa importante: enquanto nos preocuparmos com os outros, sobre o que eles vão pensar se fracassarmos estaremos sempre aquém do sucesso pleno.

É claro que criatividade não se resume a isso. Existe um mundo a desbravar, livros a ler, palestras a participar, cursos a fazer e muito mais.

Mas garanto a você; essa é a espinha dorsal da criatividade, se você entender, acreditar e praticar, 85% do caminho estará percorrido, portanto seja bem vindo ao mundo das ideias.

Espero que tenha conseguido despertar seu interesse e que a partir de agora você seja mais criativo. Busque mais, arrisque mais, combine mais e SEJA CRIATIVO e INOVADOR.

Até a próxima!