livro blog 2-01

“Se Deus quiser” é uma puta desculpa que Jesus nunca daria

Se Deus quiser vai tudo dar certo. Deus há de abençoar minha carreira. Em nome de Jesus eu vou conseguir esse ou aquele resultado.

Será mesmo?!

Expressões como essas se tornaram um tipo de mantra ou vício de linguagem que no fundo não querem dizer muita coisa.

Está arraigado em nossa cultura usar os referidos termos para qualquer coisa.

O que acabou por se tornar um vício de linguagem.

Um dia desses, atendendo a um cliente, estávamos em uma conferência com a área internacional discutindo os prazos de entrega de um material que deveríamos produzir. Como a primeira remessa tinha sido entregue com atraso de dez dias, nosso interlocutor, que era Alemão, perguntou ao Jorge (nome fictício para preservar a identidade do profissional):

— Vocês conseguirão entregar a próxima remessa até o dia 15?

Então o Jorge responde:

— Se Deus quiser.

O gringo, claramente assustado, respondeu que não tinha entendido.

— Se Deus quiser?

Acho que o que ele queria perguntar era o que Deus tinha a ver com a entrega da nova remessa.

E posso garantir que a pergunta não era retórica.

Pra ele, aquilo que foi dito não fazia sentido algum, enquanto para qualquer outro brasileiro estaria “okay”.

Mas e aí, será que deus quer ou não quer?

O QUE O TODO PODEROSO ACHA DE TUDO ISSO

Se considerarmos o que a bíblia diz em Mateus 7:11, veremos que Deus é pai, e, assim sendo, sabe dar boa coisa aos seus filhos:

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?

Você acha mesmo que ele não quer que você se dê bem? Claro que quer.

Então, por que cargas d’água nem todos conseguem sucesso, apesar de utilizarem os mantras “mágicos” em todos os momentos?

Ousaria dizer até que esse tipo de “fé” é até mais comum entre aqueles que tem menos sucesso.

Dois dos quatro evangelhos (evangelho é um termo utilizado pelo império Romano para falar sobre as boas notícias das investidas do imperador e foi também utilizado para falar das boas notícias de Jesus, o Cristo) relatam um discurso de Jesus ao povo da época.

Esse está registrado em Mateus 23:37 e Lucas 13:34.

Para leitura utilizaremos o texto de Mateus (o negrito e itálico é meu):

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!

O cerne da mensagem que quero discutir com você está em negrito e mostra que o Deus da bíblia, tanto o pai (Javé) quanto o filho (Jesus), é um Deus que respeita o desejo dos homens.

Quantas vezes EU QUIS, mas VOCÊS NÃO QUISERAM.

Nesse sentido, e, considerando o que já falamos de Deus como pai, ter sucesso em suas ações não depende de Deus, mas de você.

De nada adianta repetir os mantras se Deus quiser vou conseguir, se Deus quiser vai dar certo, em nome de Jesus o aumento vem…

Não é papel da divindade fazer com que você tenha sucesso. Seu sucesso ou fracasso é sua responsabilidade direta.

Ual, que forte!

Calma que explico…

A carta escrita a igreja de Éfeso, ou, a carta aos Efésios, no capítulo 1:3 diz o seguinte:

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.

Ou seja, o que a bíblia está dizendo é que Deus já teria feito a sua parte. Agora o resto é contigo.

PERAÍ, ENTÃO A PARADA É TODA COMIGO?

É. isso te assusta ou te traquiliza?

Todo esse poder e responsabilidade pode parecer assustador em um primeiro momento, mas, depois de assimilado e bem analisado, a gente vai percebendo que é uma coisa legal.

Pense bem! Deus já nos abençoou e como pai quer que sejamos bem-sucedidos. Não é lindo?!

Entendido isso, é hora de assumir a responsabilidade, arregaçar as mangas e aprender como fazer para que a sorte sorria pra você.

Ter uma carreira bem-sucedida pode ser algo bem relativo, considerando que cada ser humano tem sonhos e desejos distintos.

Haverão aqueles que querem ganhar um alto salário para viajar o mundo, outros ganhar dinheiro pra ter uma casa confortável, outros querem dar boa condição pra família, enquanto outros querem ganhar dinheiro para se aposentar e ainda há outros que querem viver a vida com tudo isso junto e misturado: dinheiro, vida confortável, viagens, família e sossego.

Seja como for, tudo passará por trabalho, dinheiro e ralacionamentos.

E, independe se seu trabalho é em regime CLT ou no empreendedorismo, para ter um trabalho que lhe proporcione tudo isso você precisará desenvolver as habilidades e inteligências que o mercado exige e valoriza.

E, agora que sabe que Deus quer, pare de só repetir mantras que só te limitam e vai lá e faz o que tem que ser feito.

Achiles Rodrigues

Do livro: Jesus vai ao escritório

Spoiler: nos próximo artigos da série “Jesus vai ao escritório” você irá conhecer as dicas do grande mestre Jesus para ter sucesso na carreira e na vida.

Você irá aprender sobre liderança, dinheiro, branding, comunicação, netoworking, inteligência emocional, promoção e muito mais.

Fique de olho!