O CEO da minha vida: sobre assumir as rédeas da carreira e do desenvolvimento pessoal

Vivemos em uma era tecnológica e informativa que imprime exigências de mercado diferentes da época de nossos pais e avós.

É um mundo hiper conectado e urgente onde empresas demandam profissionais multifacetados, que inovem o tempo todo e que façam cada vez mais com menos e mais rápido.

Toda essa fugacidade nos trás a sensação de que estamos sempre desatualizados e obsoletos. E o mercado por sua vez, servindo-se disso, lucra bilhões com a venda de facilidades que prometem milagres da noite para o dia:

“Receba seu diploma do ensino médio em três meses”; “faça sua graduação 100% online e sem provas”, “perca 30 quilos em 5 dias”, “aumente seu pênis em 10 centímetros e melhore seu potencial na hora do sexo” e por ai vai.

Surfando na onda do senso de urgência, vez por outra um guru qualquer aparece nas mídias sociais com promessas de facilidades para uma carreira meteórica e de sucesso do tipo:

⇨ Pare de trabalhar e fique rico com esses 07 passos;

⇨ Trabalhe 4 horas por semana;

⇨ Trabalhe de qualquer lugar do mundo apenas com seu notebook e seja feliz;

⇨ Faça só aquilo que você ama e ganhe milhões.

Calma ai, antes que me censure devo dizer que a ideia deste artigo não é criticar os mais importantes gurus de carreira da última semana. Longe disso. Eles sempre existiram e continuarão a existir, não quero lutar contra eles.

Até porque; pode ser que alguém iluminado acerte a mega sena das ideias de negócio, digitais ou analógicos, e viva no modelo sugerido pulando os estágios normais. Mas você há de concordar comigo que essa não é a realidade de 99,98% dos mortais…

A ideia de trabalhar pouco e ganhar muito certamente já fez parte dos seus sonhos, fazer só o que dá prazer e quantas horas por dia quiser; não cumprir horário e muito menos aguentar chefe mala, é um sonho do tipo Alice no país das maravilhas não é mesmo?!

Mas, nem mesmo CEOs de grandes empresas conseguem isso (CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que em português significa Diretor Executivo)…

…é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização, o CEO é responsável pelas estratégias, visão e crescimento da empresa. [Você como CEO de sua vida tem a mesma missão. Mas falamos disso daqui a pouco].

A despeito de nossos sonhos, só existem duas formas de ser bem sucedido e você vai precisar escolher uma:

  1. Estabelecer CEOs para si: Sonhar com o sucesso mais fácil e sem dor, seguindo os sete passos “mágicos” ou mentorias reprogramadoras de Mindset, vendidas por gurus, às vezes com menos de 30 anos, mas que já adquiriram experiências e sabedorias milenares através de uma abdução extraterrestre ou revelação transcendental. Ah, e todo esse conhecimento foi masterizado e condensado em 20 horas aula que custam R$ 7.000 ou R$ 15.000, e te ajudarão a conquistar a riqueza e o sossego que você merece. Aí é torcer para ter sorte.
  2. Ser o CEO de sua vida: Ou, você pode entender como o sistema realmente funciona e assumir as rédeas de sua carreira e crescimento pessoal, não delegando seu sucesso a terceiros, mas sendo protagonista de suas ações.

O que vai escolher?

ILUSÃO OU REALIDADE

Não entendeu a imagem? Ah, você não assistiu Matrix?! Assisti lá, tem até no Netflix.

No filme, Morpheus oferece ao protagonista Neo a oportunidade de escolher entre a pílula azul ou a pílula vermelha. Uma fará com que ele desperte e enxergue a Matrix do jeito que ela realmente é. A outra fará com que ele continue dormindo e acreditando no mundo maravilhoso que a Matrix apresenta.

Assim como Morpheus oferece a Neo, eu lhe ofereço a escolha da sua vida. Ao escolher a pílula azul você escolhe a ilusão, deve parar a leitura aqui mesmo, e voltar para sua vida de sempre. Ao escolher a pílula vermelha estará decidindo por a verdade da Matrix e como quebrá-la (caracaaaaa, tô me sentindo o Morpheus :)).

Pílula azul ou vermelha?

Escolheu a pílula vermelha? Excelente escolha e, bem vindo a verdade por trás da Matrix.

Nessa viagem você vai compreender que “Não existe essa coisa de almoço grátis”, facilidades na carreira, atalhos ou milagres.

Saberá que a empresa não é responsável pelo seu desenvolvimento pessoal; não tem obrigação de pagar sua especialização, e seu chefe não é seu amigo.

A verdade é que você não tem emprego garantido apenas pelo fato de chegar no horário, fazer o que te mandam ou porque tem muito tempo de casa.

compreenderá que não existe estabilidade, que você não é insubstituível e, pode ser demitido ao sinal da primeira crise…

Esquecerá o vitimismo, coitadismo ou qualquer outro sentimento de alto comiseração, se quiser ter sucesso.

Você escolheu o caminho de entendimento da Matrix e a partir de agora lhe darei os insights que precisa para se tornar o CEO da sua vida.

Essas são as únicas regras que valem na Matrix:

 REGRA #1

Nunca pare de estudar. A mágica está aqui!

Não estou falando de graduações, MBA, pós, mestrados ou doutorados. Obviamente são também imprescindíveis — facilitarão sua vida. Falo de estudar as mudanças que acontecem rápida e exponencialmente em sua área, e em todas as outras.

Pense na vida como uma esteira rolante que está sempre em movimento, não para nunca. Se você estagnar, ficará para trás: obsoleto, irrelevante, dispensável (isso é o que acontece na zona de conforto).

É preciso adotar o estilo de vida: formação continuada.

Leia sempre as novidades da sua, e, de outras áreas correlatas. Estude as tecnologias existentes, criatividade, psicologia e futurismo. Enfim, busque sempre se atualizar.

Como?

Vou te apresentar três coisas que faço e que é um estouro:

1 – Ouça PODCAST

Pouco conhecido, o Podcast é um modelo de conteúdo compartilhado em formato de áudio. Uma prazerosa maneira de consumir conteúdos relevantes e expandir sua mente. O arquivo é compartilhado para download, gratuitamente para ser ouvido no seu próprio celular.

O que é bacana no Podcast é que esse conhecimento é consumido enquanto você faz outra coisa qualquer: enquanto dirige no transito ou estrada, na academia, enquanto lava louça, usa o banheiro, enfim, em qualquer lugar que permita.

É conhecimento ao quadrado, visto que não precisa parar a vida para se dedicar exclusivamente a ele. Não é fantástico?

Como adentrar ao mundo do Podcast?

Vou indicar o aplicativo que uso, mas tem dezenas de outros gratuitos e pagos que você pode baixar:

Podcast & Radio Addict – Entre na loja, baixe no celular e encontre seus Podcasts favoritos. Você pode encontrar Podcasts específicos sobre: viagens, liderança, filosofia, resumo de livros, religiosos, carreira, empreendedorismo, sexo, jurídico, rural, esportes ou qualquer outro tema que preferir.

A minha lista de preferidos é essa:

  • Café Brasil (notícias, cotidiano, política e cidadania);
  • Líder Cast (liderança e empreendedorismo);
  • Líder HD (liderança);
  • Nerdcast (curiosidades, assuntos diversos, ciência e cultura nerd);
  • Escriba Café (História);
  • Mamilos (feito por umas meninas bem legais. Tratam de temas como: empatia, respeito, bom humor e tolerância).

2 – Leia até bula de remédio

A boa e velha leitura expande a mente e separa homens de meninos. De fato quem lê vive muitas vidas e quem não lê vive apenas uma. Esse já deveria ser um forte argumento para que você inicie a leitura e mantenha o hábito de ler pelo menos dois livros por mês.

Alguém importante, que não lembro agora quem, disse que: o homem/mulher que lê vale por dois: tem vocabulário expandido, escrita mais rica e elegante e sabe conversar sobre qualquer assunto. Precisa de mais motivos para começar?

Vou deixar uma lista de 07 livros que acabei de ler blz, só pra você começar!

  1. Pimentas. Por Rubem Alves: (para provocar um incêndio, não é preciso fogo) é Rubem Alves, despensa apresentações;
  2. Roube Como Um Artista.  Por Austin Kleon: (10 Dicas Sobre Criatividade. Esse é um dos meus livros de cabeceira, simplesmente fantástico);
  3. Antifrágil. Por Nassim Nicholas Taleb: (um conceito denominado “antifrágil”, que abrange as coisas e ideias que não apenas se beneficiam do caos, mas que precisam dele para sobreviver);
  4. O Poder do Agora. Por Eckhart Tolle: (Nós passamos a maior parte de nossas vidas pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e seremos, finalmente, felizes).
  5. O Poder do Hábito.  Por Charles Duhigg: (Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas empresas e suas vidas).
  6. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.  Por Dale Carnegie (o melhor. Coloque em sua cabeceira e leia mais de uma vez);
  7. As Armas da Persuasão.  Por Robert B. Cialdini (o autor trata de fantásticos gatinhos mentais da persuasão. Psicologia para os relacionamentos).

3 – Abandone a programação da televisão, faça sua própria programação

A programação televisiva é tendenciosa, alienadora e porque não dizer emburrecedora. Claro que tem boas coisas, mas é a exceção.

Na era da informação você pode eleger seus curadores. Se trate como uma empresa: Eu S/A. Defina o seu conselho curador. A galera que te influenciará: o blog que vai ler, os canais do Youtube que vai assinar, os filmes no Netflix que vai assistir.

Torne-se o CEO de sua programação, você é o que você vê e ouve. Você é a média das cinco pessoas que mais convive e admira. Não vai querer seguir qualquer um não é?!

#Faça cursos: complemente o conhecimento com cursos gratuitos: gestão do tempo, gestão de pessoas, melhoria contínua, português, escrita corporativa, gestão das emoções e todos mais que conseguir…

REGRA #2

Seja um fazedor. Sem isso seu potencial não vale nada

Vejo muitos jovens que acreditam que devem ser valorizados, promovidos e ter altos salários só pelo fato de ter uma graduação legal, falar outro idioma e por ser alguém de potencial.

Não é bem assim que funciona. No inicio de carreira, como Trainee, estagiário ou assistente, você receberá salários baixos e fará trabalhos que não gosta. Até mostrar o seu valor. E olha só; isso pode demorar.

Ser bom é sua obrigação, o sistema não espera nada menos de você. Para ocupar bons e importantes cargos você terá que entregar resultados expressivos. Não só aqueles que já esperam de você, mas outros mais que talvez nem estejam amarrados ao seu escopo. Seja um fazedor:

  • O sistema espera que você trabalhe muito. Chegue cedo e saia tarde; seja como empreendedor ou CLT;
  • Entregue mais e antes do que prometeu;
  • Ser pontual não é gentileza, é obrigação. Chegue na hora marcada;
  • Ame seu chefe ou encontre outro;
  • Tenha sempre uma agenda onde anota os seus compromissos e ideias;
  • Tenha foco no que é importante e se puder delegue o resto;
  • Gestão do tempo é primordial para não se perder nas tarefas;
  • Tenha ousadia, autoconfiança e seja um excelente orador.

Resolva problemas que a maioria não resolve. Dê a porrada certa e será reconhecido chegando a lugares que a maioria não chega.

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Albert Einstein

REGRA #3

Desenvolva Networks fortes

No mundo corporativo contato é tudo, aliás, na vida. Você sempre vai depender das pessoas. Nunca terá sucesso ou será promovido sem a aprovação das pessoas.

Tinha um excelente professor que brincava sempre proferindo uma frase de sabedoria milenar: “O mais importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe”.

Ser alguém isolado que não participa das reuniões, encontros pós-trabalho, churrasco com os colegas, corridas no parque, encontro com líderes para uma cervejinha ou qualquer outro programa assim, não te ajudará em nada. Faça parte de tudo e desenvolva bons relacionamentos com todos.

Mais importante ainda:

  • Seja original e nunca falso;
  • Seja interessante e não interesseiro;
  • Dê mais do que espera receber;
  • Ajude todos e todas sempre que possível;
  • Esteja disponível quando alguém pedir ajuda;
  • Ligue para alguém diferente todos os dias, se possível para mais de uma pessoa.

Network é uma arte, mas também uma verdade. As pessoas percebem quando não é sincero e verdadeiro, assim esforce-se e mude para criar e cultivar relacionamentos duradouros e de parceria.

Você escolheu a realidade, decidiu ser CEO da própria vida e responsável pelo gerenciamento da carreira e do seu crescimento. Parabéns!

Desde que o mundo é mundo, esforço, foco e trabalho nunca fez mal a ninguém. Sempre que aparecer um pseudo guru vendendo as fantasias surreais de facilitações e atalhos para o sucesso, desconfie.

Este tipo de promessa é como ganhar na mega sena, e acredito que assim como eu, você não conhece muitos destes sortudos não é mesmo?

Seja o CEO de sua vida.

Até a próxima!

Achiles Rodrigues