Se você não está presente no linkedin só pode ser por três motivos:
- Faz parte de uma geração que, se olhar bem na sola dos sapatos, é bem possível encontrar lama do dilúvio;
- É alguém que está fora do mercado de trabalho, ou, trabalha no mesmo lugar há 30 anos e se enquadra no item um;
- Você realmente não sabe o que está fazendo, e, quando perceber, vai ser tarde e irá se arrepender amargamente.
Exagerado! Foi isso que pensou?
Não se chateie caso tenha se sentido incluído. A ideia era apenas de maneira descontraída trazer algumas verdades de uma forma mais leve.
Mas, para não ficar no campo das elocubrações, vejamos alguns números oficiciais.
Com mais de 774 milhões de usuários pelo globo e com presença em mais de 200 países e territórios, o linkedin, que muitos pensam ser uma plataforma de currículos e empregos, tem a missão de conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos.
Guarde bem as palavras: conectar profissionais, produtivos e bem-sucedidos. Voltaremos nelas logo-logo…
No Brasil a plataforma conecta mais de 50 milhões de usuários. O que significa que quase 25% dos brasileiros estão presentes na rede.
O que significa dizer que tá “todo mundo lá”.
Quer dizer, todo mundo que está antenado com a importância das redes sociais para o marketing pessoal, comunicação efetiva e networking como alavanca de carreira e negócios.
Todos os grandes gestores do Brasil e do mundo estão na plataforma. Sabe aquela teoria de que estamos a seis graus de separação de qualquer pessoa do mundo?
No linkedIn isso se torna não só real, mas, dinimui essa separação para três ou quatro conexões de distância…
COMO O LINKEDIN FUNCIONA
Cheguei na plataforma em 2010, mas, até 2015 era como se não estivesse nela. Eu era um “parasita”. Foi só em 2015 que entendi a necessidade de me tornar um networker e de começar a dividir conhecimento na rede. Foi aí que conheci o linkedin pulse.
Uma plataforma de publicações lançada para o público “geral” em 2014 com recursos semelhantes ao blog, como inclusão de mídias, subtítulos, tópicos e tudo mais. Que, para quem quer colocar seus conteúdos ao alcance do público é uma baita ferramenta.
Hoje, depois de 07 anos de presença real, 184 artigos longos publicados, milhares de posts curtos compartilhados e também milhares de conexões para networking e negócios realizados, posso dizer com toda certeza que: o linkedin é muito mais que uma vitrine para descolar aquele emprego legalzão que todo mundo quer.
Graças a plataforma fiz amigos, construí reputação, fui convidado para ser colunista em grandes revistas, dei dezenas de palestras, fechei grandes vendas, ajudei centenas de pessoas, fui ajudado por outras tantas, e, claro, recebi dezenas de propostas de emprego.
Posso atestar que o linkedin é de fato um local que conecta profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos.
Publi? Não. Nada disso.
Não estou ganhando nada do Linkedin Brasil e nem do Linkedin global por essa publicação.
Escrevo por gratidão e para encorajar os leitores do meu blog a se engajar nessa vitrine do profissional moderno.
Dito isso, vou trazer algumas dicas que considero relevantes para que você, novo ou velho na plataforma, possa colher os bons frutos que ela tem a oferecer.
COMO SE TORNAR MAIS PRODUTIVO, RELEVANTE E BEM-SUCEDIDO COM O LINKEDIN?
Pensei em trazer dez dicas matadoras daquelas que todo mundo gosta. Mas, todavia, entretanto… A verdade é que são apenas três regras que você precisa seguir para ter muito sucesso com o linkedin.
A primeira e mais importante regra é:
1 – NÃO SEJA UM PARASITA: Posso falar sobre isso com tranquilidade porque fui um, e, como disse, quando abandonei o “parasitismo” tudo mudou na minha trajetória profissional.
Para que saibam que você é alguém interessante é preciso contribuir, se doar, publicar sua arte. Logo, seja presente na rede — interaja, comente de forma inteligente publicações dos contatos, curta, compartilhe e, ainda mais importante: divulgue seus conhecimentos através de postagens.
2 – TENHA UM PERFIL PROFISSIONAL: isso é óbvio, mas, como o óbvio tem que ser dito — se quiser ter sucesso terá que se parecer com quem tem sucesso. Pareceu que estou falando de fingir ser o que não é? Se sim, não era essa a intensão, porém, se parece com isso.
Cuide de sua imagem no linkedin da maneira como deseja ser. Ainda que falte um pouco para chegar lá.
Entenda bem — nada de mentira. O que estou querendo dizer é: se puder contrate um profissional para te ajudar. Se não puder, estude. Tem muito conteúdo gratuito.
Pense em mim e em você como um produto ou serviço e o linkedin (ou qualquer outra plataforma social) como a vitrine de exposição desse produto ou serviço.
Faz parte do sucesso dessa “vendas” um excelente marketing que passa por: embalagem (foto e descrição), dor que resolve (resultados e habilidades), pessoas endossando sua reputação (depoimentos de “usuários”) e melhoria contínua (melhore tudo sempre).
3 – APRENDA A SER UM NETWORKER: lembra que prometi voltar a falar sobre a missão do linkedin? Conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos. A coisa toda é sobre isso.
Escrevi nesse artigo que não saber fazer networking pode acabar com a suas chances na carreira e nos negócios. É sério cara, ou você se torna um networker ou está fadado ao fracasso.
Networker é aquele que sabe desenvolver sua network e network significa rede de contatos; de trabalho: Net é rede e Work é trabalho.
E, networking é o ato de cultivar uma rede de contatos. O que no fim do dia, de forma simples e prática, é tão somente o ato de estabelecer contato com as pessoas, de se relacionar. Ou seja, de ser alguém interessante.
E como ser interessante?
Volte aos itens 1 e 2.
Pronto, agora acabou os motivos de não estar mais presente no linkedin. Bora deixar o preconceito, medo, dúvidas ou qualquer aversão de lado e turbinar esse perfil?
Você que está muito tempo na plataforma e tem alguma história legal, conta nos comentários pra gente como fez e faz!
E você que está começando, escreva qual o maior desafio no início da jornada.
Até à próxima!
Achiles Rodrigues
SOBRE O AUTOR:
Achiles Rodrigues é um nexialista com mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo. Já atuou nos mais diversos setores e segmentos em posições executivas. Formado em administração, teologia e pós-graduado em logística e Supply chain e vendas, negociações e resultado de alta performance. É colunista da revista Mundo logística e fundador dos blogs: clubedalogística.com.br e achilesrodrigues.com.br.