Essas 07 habilidades valem mais que 70 diplomas

Se nossos avós ou até mesmo nossos pais se deparassem com este artigo publicado em um jornal de sua época diriam que essa é a maior besteira que já leram. E possivelmente teriam razão.

Há pouco tempo atrás, curso superior era a chave para abrir portas para o mercado de trabalho. Contudo atualmente não é bem assim. Um diploma na parede já não significa muita coisa (falei disso no artigo: Coisas que a faculdade não ensina, mas o mundo corporativo cobra caro), isso porque o mundo vem mudando radicalmente. Vivemos de um nova era:

Quarta revolução industrial, internet das coisas, era da informação, impressão 3D, engenharia genética, inteligência artificial, veículos autônomos, da robótica e das máquinas que evoluem.

Diante de todas essas mudanças acontecendo em velocidade exponencial, boa parte do que você aprendeu ou aprende na faculdade pode se tornar obsoleto da noite para o dia.

Especialistas preveem que em um futuro breve grande parte das profissões rotineiras, lineares e repetitivas estarão automatizadas. Pior que isso; pesquisas dizem que 60% dos jovens estão aprendendo profissões que deixarão de existir. Ou seja, estão investindo tempo (bem não renovável) aprendendo habilidades que não valerão de nada.

Não que o diploma tenha perdido sua importância, mas no mercado de trabalho atual, as habilidades sobressaem mostrando-se ser mais essenciais do que o diploma.

Quando se analisa um currículo em busca de um profissional de alto desempenho vemos títulos e formações, mas o que não conseguimos ver no currículo é empatia, habilidades em negociação, persuasão, foco em resultados, organização, adaptabilidade, lealdade, comprometimento, paixão pelo que faz, protagonismo e brilho nos olhos.

Tem muita gente estudando pra caramba. Às vezes com duas, três graduações, mas que nada refletem na carreira. Mais importante do que não saber, é saber que não se sabe o que precisa saber (caraca, filosofei demais hem :)).

O que acha de conhecer 07 habilidades que são mais importantes que 70 diplomas?!

AS 07 HABILIDADES MAIS IMPORTANTES PARA SE DIFERENCIAR

Mais que habilidades, falaremos de competências imprescindíveis para diferenciar do todo, aquele que deseja se destacar no mercado de trabalho, e na vida.

As habilidades ampliarão sua  capacidade de identificar variáveis, se relacionar, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular.

Vamos para as Habilidades agora?! Divirta-se…

1. Inteligência intrapessoal (emocional)

Tudo começa por aqui. Ter inteligência intrapessoal é saber gerir as próprias emoções, sentimentos e comportamentos. Fator determinante para o sucesso profissional e pessoal.

Ser bem-sucedido na carreira e na vida depende muito mais do autoconhecimento e controle das próprias emoções do que ter altos níveis de QI (coeficiente de inteligência). Ser capaz de gerenciar as emoções e não permitir ser sequestrado por elas é fator determinante para tornar-se um sujeito raro.

A inteligência intrapessoal ou emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a maestria de lidar com eles.

É na prática conhecer a si mesmo — saber como funciona sobre pressão ou livre de pressões. Como lida com negativas, liderando ou sendo liderado. Porque toma determinada decisão e não outra, e por ai vai…

É possível desenvolvê-la através de uma viagem ao eu interior, em busca do desenvolvimento da Inteligência Emocional. Nessa busca devemos examinar nossa cultura, padrões éticos e morais que é a raiz de nossas crenças, nossas opiniões sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o que acontece em nossa vida.

Para se aprofundar clique e conheça um texto bem maneiro que escrevi sobre a Inteligência Emocional.

2. Inteligência interpessoal (social)

A Inteligência interpessoal é capacidade de compreender, interagir e influenciar positivamente as pessoas. Lidar e se relacionar com outras pessoas, é uma arte. Arrisco dizer que sucesso na vida e na carreira depende do quanto conhecemos pessoas e nos relacionamos com elas.

Tudo são pessoas: quem promove e quem é promovido. Quem vende e quem compra. Quem ganha em uma transação ou quem perde. Quem ajuda e quem é ajudado. Quem engana e quem é enganado. Enfim, tudo o que fazemos (todo o tempo), fazemos com, e, em favor ou detrimento de outras pessoas.

Não espere que comprem de você (ou comprem você) ou te promovam se não te conhecem. Costumo dizer que sem a transposição da barreira da confiança nada acontece, afinal de contas está no seu e no meu Mindset a frase materna: nunca confie em estranhos. O que te faz pensar que conseguirá algo sem antes ganhar a confiança do outro?!

São características de alguém com inteligência interpessoal: pessoa bem quista, com muitos amigos, que gosta de cooperar e mediar conflitos. Aprecia atividades em grupo, associa-se a pessoas certas e comunica-se com destreza. Todos gostam de estar perto.

Não basta querer ser assim. Para alcançar esse status precisamos gostar de estar com as pessoas e estudá-las o tempo todo.

3. Criatividade

Criatividade é uma ferramenta para soluções de problemas. Cientistas sociais e de carreira já dizem que essa é uma das habilidades mais importantes hoje e no futuro será imprescindível.

Geralmente acredita-se que criatividade seja um tema quase que exclusivo de artistas, cientistas, inventores, publicitários. Esquece isso. De posse dessa crença limitante aceitamos nossa incapacidade de ser uma mente criativa e inovadora.

Criatividade é combinar de forma diferente coisas que já existem. Olha o que disseram dois caras mega “criativos”:

“Criatividade é apenas conectar coisas.” Steve Jobs

Não inventei nada de novo. Simplesmente juntei em um carro as descobertas de outros homens, séculos de trabalho depois. Henry Ford

CRIATIVIDADE NÃO É UM DOM. Esse mito já foi desconstruído por todos os estudiosos do tema. Ser menos ou mais criativo está ligado à cultura, formação, desenvolvimento, lugar onde cresceu o que estudou; aprendeu ou viveu. Esses são fatores determinantes sobre a forma de pensar menos ou mais bloqueadas.

Criatividade é uma habilidade como outra qualquer. Por isso, deve ser aprendida, desenvolvida e praticada. Uma ferramenta incrível para solucionar problemas. Para se aprofundar leia 8 Coisas sobre Criatividade que você precisa saber URGENTE.

Você tem problemas?

Então fechou, criatividade é pra você.

4.  Comunicação

Como aprendemos, o mundo vem mudando em velocidade exponencial (não há novidade nisso). Para se destacar nessa nova era; a comunicação é fundamental.

Um profissional de alto nível se comunica de forma clara e efetiva, valorizando o processo de expressão de ideias de modo claro e conciso. Geralmente em qualquer ambiente o líder, aquele que dá as ordens é o que melhor sabe se comunicar. Palavras bem colocadas podem te levar aonde quiser…

Existem técnicas de comunicação adequadas para cada situação: apresentações em público, motivação de equipes, liderança, reuniões de negócios, contatos com clientes, vendas, entrevistas, negociações, palestras ou para fazer networking.

Independentemente do perfil, cargo ou status que o profissional tenha, é basilar que saiba se comunicar ou então não se manterá na posição.

Um bom comunicador deve saber dialogar, saber escutar, saber perguntar e falar. Apresentar-se em público, ter poder de síntese e capacidade de expressão fluida.

5. Visão estratégica

Ligado ao pensamento crítico, a visão estratégica é uma habilidade importante para cargos de gestão. Pensar e enxergar o futuro e a estratégia para o atingimento dos resultados.

Quem tem visão estratégica pensa criticamente. Buscando entender como mitigar ou evitar os diferentes enganos ou erros a curto, médio e longo prazo — mas também como projetar o negócio assumindo riscos calculados.

Profissionais de alto desempenho tem visão estratégia para tratar com as questões de conflito e da tomada de decisões para atingir os objetivos propostos em situação de incerteza.

6. Gestão de pessoas

Em um futuro onde as máquinas dominarão o mundo, ou pelo menos as funções lineares e repetitivas, quem tem essa habilidade vai se destacar dos outros. Pra falar a verdade, quem tem essa habilidade, hoje já se destaca. Isso porque nunca faltou tanta liderança como nos dias atuais.

Conduzir, convencer, engajar, motivar, encantar e levar pessoas a superação e atingimento de resultados extraordinários são méritos de líderes de sucesso — gestores de pessoas, não gerentes. Pessoas não podem ser gerenciadas, somente lideradas.

Essa é, e será uma habilidade rara, principalmente em tempos onde a maioria das relações é superficial e liquida. Por ser uma habilidade rara aquele que se dedicar a aprendê-la não só será raro, mas cuidará de outras raridades.

7. Antifragilidade

Poderia ter falado aqui de resiliência ou flexibilidade cognitiva, mas resolvi evoluir no conceito e tratar sobre a necessidade de sermos antifrágeis, o que é totalmente diferente de resiliente.

O antifrágil está para além do resiliente. O resiliente resiste aos choques e permanece o mesmo; o antifrágil aperfeiçoa-se.

Vejamos o corpo humano: nosso sistema imunológico é antifrágil quando, por exemplo, atacado por uma bactéria faz com que o corpo desenvolva anticorpos capazes de resistir e combater uma contaminação maior, evoluindo e criando barreiras de proteção, ou seja, tornando-se melhor que antes.

Uma pequena desordem que nos deixa mais fortes. Se fôssemos apenas resilientes, sólidos ou robustos, resistiríamos até certo nível de agressão, além disso, “quebraríamos”.

Em suma, quando exposto ao caos o resiliente pode resistir e permanecer o mesmo, o que não é ruim, no entanto o antifrágil além de resistir ele se beneficia do estresse do caos e sai da situação evoluído.

Para entender melhor o tema clique e leia na íntegra o artigo: Resiliência é conceito ultrapassado; seja Antifrágil.

“Ou você diminui seus sonhos, ou aumenta suas habilidades. A escolha é sua!” Jim Rohn

Meu brother Alvin Toffler disse que: O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender.

Inteligências intrapessoal e interpessoal, Criatividade, Comunicação, Visão Estratégica, Gestão de Pessoas e Antifragilidade é a base fundamental para alcançar os sonhos.

Meu parceiro Albert já dizia que é uma grande tolice fazer as coisas da mesma maneira esperando resultados diferentes.

O mundo está cheio de pessoas mais ou menos; o que acha de ser foda?!

Até a próxima!

Achiles Rodrigues