Não torre sua imagem profissional: aprenda a usar WhatsApp, Facebook, e-mail e outras mídias sociais assertivamente

Uma casa se faz com tijolos, uma boa comunicação se faz com palavras. Mas assim como um amontoado de tijolos não é uma casa, um amontoado de palavras não é comunicação.

Redes sociais como o Facebook, Twitter e WhatsApp vem moldando uma nova dinâmica no processo de comunicação, o que significa que se você não conhecer a fundo esse novo modelo, pode estar colocando em risco carreira, amizade e amores.

O velho guerreiro, Chacrinha, dizia: “Quem não se comunica, se trumbica!” ─ alertando para a necessidade de uma comunicação clara e assertiva. Mas será que toda comunicação é clara e eficiente?

Vivemos de certa forma, em dois mundos: um online e outro off-line. No entanto não somos duas pessoas diferentes, somos os mesmos, porém transitando nas duas dimensões.

Ter uma boa comunicação, clara e eficiente nunca foi tão importante, sobretudo em mídias digitais. Cada uma tem uma finalidade específica e nossa presença nelas imprime uma marca digital única. Essa marca digital diz muito sobre quem realmente somos e onde queremos chegar no mundo off-line.

É preciso muita cautela para não se trumbicar, fazendo do Chacrinha, além do extraordinário comunicador que era, também um profeta…

…pensando nisso e em como evitar futuras enrascadas, faremos uma série de artigos contendo as melhores práticas para se comunicar bem no mundo online e off-line.

Nessa jornada trataremos de comunicação em mídias sociais, e-mails profissionais e aquelas conversas; formais ou de corredor, com superiores, clientes ou pares, e que podem fazer (e fazem) toda diferença para sua vida e carreira.

Leia até o fim e deixe nos comentários suas dicas, percepções ou histórias engraçadas que já viveu no mundo virtual…

OS PROBLEMAS COM A COMUNICAÇÃO DIGITAL

Assim como nós você deve fazer parte de inúmeros grupos digitais: trabalho, família, amigos, clientes, ONGs, e até aqueles instantâneos, criados para atender a uma demanda urgente e logo são desfeitos.

Seja no facebook, Linkedin, Twitter ou zap-zap estamos sempre sendo avaliados. Quem nunca enviou aquela mensagem, foto, emojis ou vídeos, e depois se arrependeu? Quem de cabeça quente não disse algo bobo, postou desabafos, deu like na postagem errada ou coisas assim?!

Ou talvez você já tenha recebido e-mails, mensagem de WhatsApp, SMS ou qualquer outro tipo de comunicação escrita e ficou de cabelos em pé ao perceber que o conteúdo era um verdadeiro desastre – sem estilo ou proposito definido, com tom agressivo e até mesmo sarcástico.

Se já passou por uma dessas situações, então este artigo é pra você. Leia até o fim e se surpreenda…

WHATS-APP

UMA PODEROSA FERRAMENTA EM SUAS MÃOS:

Já somamos mais de 1 Bilhão de pessoas no mundo utilizando essa poderosa ferramenta de comunicação digital. O Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp em número de usuários.

Mas em algum momento nós paramos e refletimos sobre todo o conteúdo que geramos através dessa “arma” de comunicação?

Se comunicar bem via “zap-zap” não é diferente de se comunicar bem e com clareza na vida real. Tudo aquilo você digita e envia como textos curtos, abreviações, áudios ou emojis, deve ser passado pelo crivo: se encontrar a pessoa em 5 minutos você diria aquilo pessoalmente?

Usar a ferramenta para falar coisas que não tem coragem pessoalmente, fará de você um comunicador frágil e não agregará valor a sua marca pessoal. #ficaadica

O Whatts-App tornou-se um meio de comunicação útil, inclusive dentro das equipes de trabalho. Separar assuntos pessoais de profissionais é mais do que necessário, pois nosso pensamento voa quando estamos digitando, e dependendo do voo, a distração pode levá-lo a comentar sobre um assunto que não está preparado para ele ou encaminhar algo sem sentido algum, colocando um tema importante em debate.

Se o grupo do Whats é profissional, reflita melhor antes de entrar no jogo e mantenha a atenção para não dar bola fora!

07 situações arriscadas que demandam bastante atenção:

1.   Exigir respostas rápidas: É preciso respeitar o tempo das pessoas. Exigir respostas rápidas pode ser uma exigência incabível. Apesar de acharmos que o Whats é uma ferramenta oficial, alguns não a veem assim, e precisam de mais tempo.

2.   Responder de bate pronto: Vovó sempre disse que quando a cabeça não pensa o corpo padece. Pense bem na resposta antes de enviar. Conte até 10, faça outra coisa antes, tome um café, oxigene as ideias. Só nunca responda de cabeça quente, principalmente se for do trabalho.

3.   Não assassine o português: não é porque o zap-zap é de certa forma uma ferramenta de mensagens instantânea e “informal” que você pode abreviar tudo e acabar com a língua materna. Capriche na escrita, na concordância e no vocabulário. Ah! Mas meu chefe faz assim também. Pois bem, ele é, mas você ainda não é chefe…

4.   Cautela com as brincadeiras: uma coisa é receber os vídeos picantes, imagens sensuais ou piadas racistas e preconceituosas no grupo dos amigos ou família. Outra coisa é pensar que pode encaminhá-las para os grupos da empresa. Isso pode ser muito mal interpretado. Nunca faça isso.

5.   Não passe todo o tempo no celular: hoje está meio que liberado o uso do celular no trabalho, não dá mais para proibir. No entanto o usuário deve usar o Semancol certo?! Você não é pago para administrar grupos de zap-zap e ficar todo tempo teclando. Evite os excessos. O mesmo vale para encontros entre amigos e família. Respeite quem está na mesa contigo e saia do celular.

6.   Vai sair de um grupo? Avalie bem quando você resolver sair de grupos. Se sair de um grupo por um momento de fúria, não peça para entrar novamente tão cedo! Não saia sem motivos concretos. Isso pode mostrar falta de inteligência emocional.

7.   Você e seu WhatsApp são o mesmo: quando você replica a mesma mensagem em vários grupos diferentes (alguns com as mesmas pessoas), quando se associa a outro comunicador num determinado grupo para formar uma opinião, você está sendo observado por pessoas importantes, como gestores do trabalho ou familiares queridos. Não se esqueça disso. O João virtual é o mesmo João da vida real.

Por fim, comunicação é tudo. Uma habilidade que poucos dominam, mas para esses que sabem fazer bem, o sucesso é uma questão de tempo, pouco tempo.

Nosso comportamento é reflexo do ambiente em que vivemos, e, das pessoas com quem nos relacionamos a maior parte do tempo. Saiba administrar as influências.

Antes de dizer tudo o que pensa, pense bem em tudo que vai dizer…

Como você quer ser lembrado pelas pessoas?

No próximo texto falaremos sobre éticas e boas práticas no uso do Facebook.

Até lá…

Texto escrito por:

Achiles Rodrigues e Carlos Eduardo Herrera Lis.