A quarta revolução industrial vem alterando o comportamento das pessoas, especialmente na maneira como aprendem e ensinam.
Com a popularização dos smartphones e internet mais rápida, a busca por formas de aprender em qualquer lugar e a qualquer momento abriu caminho para conteúdos rápidos e dinâmicos.
Pela internet é possível de forma gratuita, aprender inglês, cozinhar, tocar violão, ser um expert no mercado financeiro e até construir uma casa.
Nesse sentido, o Microlearning (explicarei mais adiante), que já era tendência, vem se tornando o modelo oficial de como as novas gerações aprendem e ensinam.
Eles adotam o YouTube como fonte de aprendizagem e solução de problemas rápidos em vídeos curtos e explicativos. Ouvem Podcasts de 20 ou 30 minutos que substituem facilmente aulas de MBA. São adeptos do TikTok com seus vídeos de 15 segundos que já são uma febre, bem como o vídeos e imagens do stories do Instagram que desaparecem em 24 horas.
Até mesmo o LinkedIn com um olhar nessas tendência copiou e lançou também stories como parte de sua estratégia, e, há tempos vem investindo e fomentando cursos de rápidos de menos de uma hora e com certificado.
Estamos realmente na era do microlearning que além de ganhar forças, coloca em xeque a escola tradicional.
O que é de certa forma natural, pois, a escola como conhecemos remete a primeira revolução industrial e nasce para preparar agricultores para a indústria, formando trabalhadores em série: técnicos, previsíveis e repetitivos.
Habilidades como pensamento crítico, raciocínio lógico aguçado, capacidade de inovar, criatividade e flexibilidade para resolver problemas eram marginais.
A escola tradicional não atende mais a demanda moderna, que é muito mais rápida, intuitiva, tecnológica e relacional.
Dessa forma, o Microlearning aliado com o e-Learning surgem para responder a essas demandas atendendo o estilo de vida Lifelong Learning que falamos no último artigo.
O QUE É MICROLEARING E COMO UTILIZÁ-LO ESTRATÉGICAMENTE
A palavra Microlearning significa aprendizados pequenos ou em pequenas doses: Micro vem de pequeno e Learning de aprender.
O que não tem nada a ver com diminuição de conteúdo, mas, com uma estratégia de aprendizado que foca em doses menores de conteúdos aplicáveis.
Para utilizá-lo em sua estratégia mantendo-se atualizado e bem informado, você pode inserir na sua rotina alguns conteúdos como:
- TED Talks: as talks são um modelo de palestras de até 18 minutos para se atualizar dos assuntos mais relevantes no mundo;
- Podcasts: é a forma mais produtiva de adquirir conteúdo, pois, pode-se fazer isso enquanto corre, pedala, lava louças etc.;
- Visite a plataforma de cursos do LinkedIn. Lá você verá uma variedade incrível de opções para avançar em conhecimento;
- Para quem não quer perder tempo lendo livros inteiros o 12minutos é uma plataforma de resumo de livros perfeita para absorver toneladas de conhecimento sobre carreira, negócios e desenvolvimento pessoal na velocidade que o mundo atual exige;
- E se quiser aprender Matemática, história, filosofia, programação, marketing a Khan Academy e o Academic Earth se dedicam a oferecer cursos…
E aí, o que achou da estratégia Microlearning?