e-learning (8)

Como o Microlearning substitui o jeito antigo de aprender e ajuda alavancar a carreira

A quarta revolução industrial vem alterando o comportamento das pessoas, especialmente na maneira como aprendem e ensinam.

Com a popularização dos smartphones e internet mais rápida, a busca por formas de aprender em qualquer lugar e a qualquer momento abriu caminho para conteúdos rápidos e dinâmicos.

Pela internet é possível de forma gratuita, aprender inglês, cozinhar, tocar violão, ser um expert no mercado financeiro e até construir uma casa.

Nesse sentido, o Microlearning (explicarei mais adiante), que já era tendência, vem se tornando o modelo oficial  de como as novas gerações aprendem e ensinam.

Eles adotam o YouTube como fonte de aprendizagem e solução de problemas rápidos em vídeos curtos e explicativos. Ouvem Podcasts de 20 ou 30 minutos que substituem facilmente aulas de MBA. São adeptos do TikTok com seus vídeos de 15 segundos que já são uma febre, bem como o vídeos e imagens do stories do Instagram que desaparecem em 24 horas.

Até mesmo o LinkedIn com um olhar nessas tendência copiou e lançou também stories como parte de sua estratégia, e, há tempos vem investindo e fomentando cursos de rápidos de menos de uma hora e com certificado.

Estamos realmente na era do microlearning que além de ganhar forças, coloca em xeque a escola tradicional.

O que é de certa forma natural, pois, a escola como conhecemos remete a primeira revolução industrial e nasce para preparar agricultores para a indústria, formando trabalhadores em série: técnicos, previsíveis e repetitivos.

Habilidades como pensamento crítico, raciocínio lógico aguçado, capacidade de inovar, criatividade e flexibilidade para resolver problemas eram marginais.

A escola tradicional não atende mais a demanda moderna, que é muito mais rápida, intuitiva, tecnológica e relacional.

Dessa forma, o Microlearning aliado com o e-Learning surgem para responder a essas demandas atendendo o estilo de vida Lifelong Learning que falamos no último artigo.

O QUE É MICROLEARING E COMO UTILIZÁ-LO ESTRATÉGICAMENTE

A palavra Microlearning significa aprendizados pequenos ou em pequenas doses: Micro vem de pequeno e Learning de aprender.

O que não tem nada a ver com diminuição de conteúdo, mas, com uma estratégia de aprendizado que foca em doses menores de conteúdos aplicáveis.

Para utilizá-lo em sua estratégia mantendo-se atualizado e bem informado, você pode inserir na sua rotina alguns conteúdos como:

  • TED Talks: as talks são um modelo de palestras de até 18 minutos para se atualizar dos assuntos mais relevantes no mundo;
  • Podcasts: é a forma mais produtiva de adquirir conteúdo, pois, pode-se fazer isso enquanto corre, pedala, lava louças etc.;
  • Visite a plataforma de cursos do LinkedIn. Lá você verá uma variedade incrível de opções para avançar em conhecimento;
  • Para quem não quer perder tempo lendo livros inteiros o 12minutos é uma plataforma de resumo de livros perfeita para absorver toneladas de conhecimento sobre carreira, negócios e desenvolvimento pessoal na velocidade que o mundo atual exige;
  • E se quiser aprender Matemática, história, filosofia, programação, marketing a Khan Academy e o Academic Earth se dedicam a oferecer cursos…

E aí, o que achou da estratégia Microlearning?