Liderarr

A difícil arte de liderar no novo normal

O que vem por aí?

Novo normal, pós-normal ou o anormal?

Tem muita gente falando muita coisa sobre o que vai acontecer depois que toda essa loucura de pandemia passar.

Eu mesmo li e ouvi as mais variadas previsões nas mesas de debates sobre liderança e futuro do trabalho.

Pode-se dizer que o novo normal já é também o novo clichê.

Vez por outra, as pessoas me perguntam sobre o tal do novo normal e o papel do líder nesse novo cenário.

E quando fico inclinado a dar previsões “nostradamicas”, me vem à memória a celebre frase do grande guru da administração moderna Peter Drucker:

The best way to predict your future is to create it.

Que em tradução livre é:

A melhor maneira de prever seu futuro é criá-lo.

O QUE BARACK OBAMA DIRIA SOBRE LIDERAR NO NOVO NORMAL

Participei de um workshop onde um dos palestrantes era o ex-presidente Barack Obama (dispensa apresentações).

Ele esteve no Brasil em um evento chamado VTEX Day.Um dos maiores eventos de inovação digital do mundo.

O ex-presidente trouxe algumas pistas sobre como o líder pode construir um futuro brilhante. Foi inspirador.

Dito isso, quero dividir com você TRÊS INSIGTHS que capturei e que podem facilitar a liderança nesse tal de novo normal, ou seja lá o que vem por aí.

1 – UM BOM LÍDER SÓ TOMA DECISÕES MELHORES SE CONTAR COM UMA BOA VARIEDADE DE PESSOAS

Você só é tão bom quanto a equipe que você constrói. Garantiu o ex-presidente.

Estar em uma equipe plural, com variados backgrounds pode fazer toda a diferença em sua carreira.

“É junto dos bão que a gente fica mió”, era o que dizia Guimarães Rosa.

Pessoas diferentes de você veem o mundo de maneira diferente, assim, elas podem ver coisas que você não vê, melhorando a acuracidade dos acertos.

Portanto, como ninguém faz nada sozinho, ter uma equipe diversa: homens, mulheres, negros, brancos, nordestinos, sulistas, homossexuais etc.

Pode facilitar, e muito, na difícil arte de liderar no novo normal.

2 – VOCÊ NÃO DEVE TER MEDO DE TER PESSOAS MAIS INTELIGENTES QUE VOCÊ NA EQUIPE.

Por ciúmes, medo de perder a posição ou mesmo por ego, fazemos cara de jogo e gostamos de aparentar ser o melhor da sala.

Mas saiba de uma coisa:

“Se você for o melhor da sala que está, você está na sala errada”.

Podemos até nos sentir os astros da sala, contudo não haverá margem para evolução — seremos impreterivelmente o espelho desse meio.

Nós, seres humanos, somos precisamente produto do meio que vivemos. Goste você disso ou não. Seremos sempre, e, diretamente influenciados pelas opiniões, pontos de vista e atitudes das pessoas.

Logo, cerque-se de gente melhor que você.

Obama disse que foi o que foi, pela equipe que tinha. E que em muitas ocasiões estava cercado de gente tão boa que nem sabia ao certo o que perguntar.

Nunca tenha medo ou preocupações de ter na equipe gente melhor que você.

3 – É PRECISO SE ACOSTUMAR A NÃO ACERTAR SEMPRE

Segundo Obama, “as decisões são tomadas com base em probabilidade”:

“Eu tinha que criar processos, testar ideais e teorias com base em dados e informações. Não podia ter certeza que estava tomando a melhor decisão, mas eu tinha que garantir que havia olhado tudo com cautela e cuidado para, naquele momento, fazer o que julgava ser o mais certo. Tinha que pensar em todas as variações, deixando o medo de lado”

Nunca vai haver uma resposta correta. É preciso decidir, escolher um caminho, testar. O que nem sempre dará certo.

Por outro lado, o presidente sugere que se deve acompanhar todas as informações do mercado, dados e números do seu negócio.

Quando um problema surgir, você deve ser racional e calcular o que vale a pena fazer.

E aí gostou das dicas?

Até a próxima!

Achiles Rodrigues